O que é o DotA?

1/27/2012 05:29:00 PM |

     Primeiramente, DotA (Defenders of the Ancient ou Dota All Stars) é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) jogo de estratégia em tempo real, constitui um mapa customizado do jogo Warcraft III: Reign of Chaos com a expansão The Frozen Throne. É um jogo com dois times (Sentinel VS Scourge) com bases situadas em extremidades opostas do mapa. O Objetivo do jogo é destruir o “Cristal” do time adversário (no time Sentinel é o Frozen Throne e do lado Scourge é a Tree of Life), para isso cada time dispõe de no máximo cinco heróis e “ondas” de crepes (criaturas) que saem a cada 30 segundos da sua base em direção às torres inimigas.

     AS LANES: O mapa contém três lanes (corredores), um top (em cima) um mid (no meio) e outro bot (em baixo). Um rio divide o mapa em duas metades, uma para cada time. Em cada lane segue três torres como obstáculos para o time adversário ultrapassar o caminho e chegar ao Cristal, tem que se destruir cada torre consecutivamente para poder atacar o Cristal e destruí-lo.

     AS RUNAS: No rio que divide a fase encontram-se duas runas mágicas que conferem habilidades extras temporárias. No total são cinco runas existentes e elas aparecem a no top ou bot do rio, nunca simultaneamente, são elas:


     1.    Double Damage (dd): Esta runa confere o dobro de dano base conferido ao herói que a utilizar durante um período de 45 segundos.
     2.    Haste(Velocidade): Confere a velocidade máxima do jogo ao herói, duração de 30 segundos. (522 moviment speed MS).
     3.    Invisibilit (Invi): Deixa o herói invisível com uma duração máxima de 45 segundos, pois se atacar alguém o efeito acaba.
     4.    Illusion(Ilusão): Cria duas ilusões do herói com duração de 75 segundos e recebem 300% mais dano e só causam 35% do dano.
     5.    Regeneration (regen): Regenera os health/life e a mana do herói até o máximo ou durante trinta segundos, se for atacado enquanto se regenera o efeito acaba.

     A JUNGLE: Outro detalhe importante é que na jungle (floresta, mais conhecida por “mato”) ficam os neutral creep, e existe o neutral creep boss (Roshan) que fica perto da runa em bot, quando ele é derrotado deixa o item Aegis of the Immortal (ressuscita o herói uma vez) e após três vezes ele ser derrotado cairá também o cheese que revigora 2500 de health e 1000 de mana instantaneamente.



     OS SHOPS: No mapa a várias lojas para se comprar itens, as que ficam na base são dez ao todo, há dois (um na lane de bot e um na lane de top) e mais dois no jungle. Nesses shops (vendas) estão todos os itens do jogo e também todas as combinações possíveis entre eles.

     AS BASES: Para você entrar na base adversária e poder atacar as construções, você tem de primeiro quebrar as torres nos corredores, as bases contém seis barracks (duas em cada lane), as torres das lanes e duas torres que protegem o cristal, além de conter o cristal e a fonte (estrutura onde se poder regenerar health e mana mais rapidamente e onde os heróis aparecem no início do game), além de contar com várias outras estruturas menores e sem “importância”. As barracks são os reguladores da força do exército (crepes) oponente, quando elas são destruídas o time que as destruiu ficará com creeps mais fortes na lane correspondente, cada barrack representa uma das duas unidades de creep, logo quando se destrói a barrack dos creep mage, os mages ficarão mais forte, se a barrack dos creep-warriors for destruída os creep-warriors do time que destruiu ficarão mais fortes.

     OS HERÓIS: Heróis são as unidades base do jogo, cada jogador escolhe para si um herói e o controla, comprando itens, ganhando níveis, usando skills etc.

     Há várias maneiras de se dividir os heróis, a mais comum e a central é por atributo principal.

     1.    Strenght (força): Basicamente muito HP, muito dano, porém tem pouca mana, velocidade de ataque mediana e armadura mediana.
     2.    Agility (agilidade): Possuem muita velocidade de ataque, muito dano e muita armadura, porém pouco HP e pouco MP.
     3.    Intelligence (inteligência): Tem skills como ataque principal, muito MP e pouco HP.

     4.   
     OBS: Não necessariamente os heróis precisam seguir o seu atributo principal como guia de jogo para fazer itens e táticas, a explicação acima apresenta apenas a lógica base do jogo, porém muito passível de alteração no decorrer de um jogo.

     O RECURSO: No topo da tela há uma contagem do seu gold (dinheiro/ouro) com esse gold você pode comprar itens e se tornar cada vez mais forte. O gold aumente só com o passar do tempo, mais precisamente a cada um 0,875 segundo você recebe 1 de gold, há outras maneiras de se ganhar ouro, quando você da o último hit (golpe) em algum creep/herói/torre/construção, no caso das torres/roshan eles são distribuídas entre todos os jogadores mesmo aqueles que nem mesmo participaram do ato em si. Outro detalhe é o first blod (primeira morte) do game, quem consegue matar o primeiro herói do jogo ganha um bônus de 200 de gold. O dinheiro no jogo é intransferível, a única exceção é quando algum herói sai do jogo, no caso o dinheiro dele é dividido entre todos os jogadores e os itens dele ficam a disposição do time (que poderá vendê-lo – quando se vende um item só se consegue metade do valor que custou, e nos caso dos recipes é um terço/75% do valor pelo qual foi obtido – usa-lo em algum herói, ou simplesmente deixar no herói ausente). Se você morrer com herói consequentemente irá perder gold.

     A EXPERIÊNCIA (mais conhecida pela abreviação xp ou exp): Um dos fatores determinantes no jogo é a experiência, com ela seu herói adquire mais skills (habilidades) até um máximo de 25 leveis e também ganha atributos (aumentando hp, mana, regeneração, armor (armadura), velocidade de ataque e dano). Para obtê-la é preciso estar perto de um creep qualquer ou herói no momento em que este for morto (entenda-se esse perto por um range (alcance) de 1000, mais a frente uma foto para dar noção de range). Não a como perder a experiência.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Defense_of_the_Ancients
http://www.webcheats.com.br/forum/dota/68581-explicando-o-que-e-dota-como-joga.html
http://www.portaldota.com.br/listar_item.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dota_%28g%C3%AAnero%29
http://www.playdota.com/guides/translation-by-dcandal
http://loadnerd.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário