GAME OF THRONES

5/09/2012 03:49:00 PM | ,



Bom galera, o blog está de volta, e na minha estreia como colaborador, resolvi escrever sobre o seriado que mais cresce em popularidade na HBO, Game of Thrones(GoT). Antes de dissecar essa história fantástica criada por George R. R. Martin para vocês, vou fazer um pequeno resumo da primeira temporada, lembrando sempre, que a história é uma adaptação de D&D (David Benioff e D.B. Weiss), produtores da série televisiva.

                A primeira temporada de GoT, baseia-se no primeiro dos 5 livros já escritos da saga “Crônicas de Gelo e Fogo” de George Martin, e ele pretende encerrar escrevendo mais 2. Essa primeira parte, nos apresenta um mundo onde dragões já existiram (ou será que ainda existem?) ,e um reino chamado Westeros, divido em 7 grandes reinos (ou regiões) comandadas por famílias nobres.

                Logo no primeiro episódio, somos apresentados a Patrulha da noite, Winterfell, e os Starks, protetores do norte de Westeros. Um lugar onde os velhos deuses ainda são respeitados, e lendas de “walkers” brancos (é isso mesmo, uns “errantes” do frio).  Pra comandar esse núcleo gelado, nada mais, nada menos, que o nosso querido Boromir! Sean Bean encarna o Lord Eddard “Ned” Stark, casado com Catelyn “Cat” Tully, seus filhos, Robb, Rickon, Bran, Sansa, Arya, o seu filho bastardo João das Neves (vulgo “Jon Snow”), e Theon, um cativo que é criado como filho. Ned é melhor amigo do Rei de Westeros, Robert Baratheon. O núcleo majestoso, ainda contra com a bela e maldosa rainha Cersei Lannister, seu irmão gêmeo, Jaime, o anão Tyrion, e seus filhos, Tommen, Jofrey e Myrcella. Do outro lado do Mar estreito, os dragões Targayrien, família do soberano anterior deposto pelo rei Robert, casam Daenarys, com um general Dotraki, e depositam nessa aliança, sua esperança de voltar ao trono de ferro!

                Dado as informações iniciais, a história começa quando o mentor de Ned e Robert, Jon Arryn, do vale, morre em circunstâncias estranhas, o Rei vai a Winterfell com sua corte, e “convida” Ned a ser sua mão do rei. Em Winterfell, também conhecemos o casal incestuoso, os Lannisters, Cersei e Jaime, este último joga Bran Stark, de uma janela por ter descoberto os dois em uma cena sexual (aliás, acostumem-se, cenas sexuais, peitos, e bundas, não faltam). Por desconfiar que a rainha Cersei, está metida na morte de Jon Arryn, e seu melhor amigo está em perigo, o protetor do norte segue rumo à Porto Real, levando consigo, suas duas filhas.

                Enquanto isso, no Mar Estreito, Viserys, o último targayren vivo (seráááá???) casa sua irmã Daenarys com um senhor Dotraki. Acreditando fazer um bom negócio, os cabelos pratiados, e outras partes de sua jovem irmã, por um exército de 60 mil homens, pra retomar o reino perdido de seu pai.
                
  
Daqui pra frente, a série ganha um novo núcleo, Jon Snow e os patrulheiros. Bastardo, sempre renegado por sua madrasta, o jovem Snow, segue rumo a muralha, e lá descobre que o mundo é realmente gelado!

                Chegando a Porto Real, Ned conhece os outros jogadores do Jogo dos tronos, Mindinho, chamado Lord Petyr Baelish, um homem escorregadio, e que não gosta de perder, Varys, a aranha, um espião do reino, e Meistre Pyrcelle, um curandeiro do castelo.

                A saga deixa bem claro através de rusgas entre Ned x Cersei, Ned x Jaime, Arya x Jofrey, Robb x Tyrion, que uma hora ou outra, Lannisters, que tem como símbolo um leão, e Starks, simbolizados por lobos gigantes, não se gostam, ou melhor, se odeiam!

                Exilado por vontade própria, Jon Snow não consegue fugir do estigma de ser um bastardo, e ajudado outrora por Tyrion, Comandante Mormont, ou seu fiel escudeiro Sam, aos poucos ele vai amadurecendo para as provações que vêm pela frente!

                Daenarys conhece o povo Dotraki, e acostuma-se aos poucos ao seu modo de viver, seu irmão não consegue respeitar os selvagens, e acaba morrendo em uma discussão com Khal Drogo! Ela fica grávida, e um espião, Sor Jorah Mormont, um exilado de Westeros, avisa à coroa sobre o filho da jovem dragão.

                O tratamento ao filho de Daenarys é o ápice da primeira temporada, mostra a personalidade de cada um no conselho do Rei. Renly Baratheon, irmão de Robert, se mostra evasivo, um “tanto faz”. Mindinho e Varys acham melhor assassinar o bebê, e o rei Robert, atordoado por lembranças e sentimentos de vingança, pela família Targayren, manda matar a criança, mas eis que surge nosso herói Ned Stark, e diz que se ele fizer isso, volta com mala e casaco pro norte!

                Cattelyn Stark pede ajuda à sua irmã, viúva de Jon Arryn, e captura Tyrion Lannister, o anão, acreditando que o mesmo, é o responsável pelo acidente com seu filho Bran. Esse ato desesperado de Cat nos revela que a personagem faz tudo ao seu alcance, para proteger seus filhos, e não pensa nas consequências.

                Consequências essas, que foram devastadoras, depois de descobrir o caso amoroso dos irmãos Lannister, Ned pede a Cersei que fuja da cidade, e proteja seus filhos. A rainha trama com Mindinho e outros cúmplices, e mata o Rei Robert, deixando-o bêbado demais enquanto é atacado por um javali, durante uma caçada. Jaime e Ned travam uma luta, quando o leão soube que seu irmão foi capturado por Lady Stark. As últimas palavras do rei, deixadas em uma carta, foram para que Lord Eddard governasse o reino, enquanto seu filho Joffrey completasse a maioridade.  Cersei novamente com Mindinho traçam um plano para prender Ned.

                Mesmo alertado por Renly, Ned corre o risco e enfrenta a rainha, decisão equivocada, ele é preso, e o irmão mais novo do rei, consegue fugir da cidade, antes do princípe Jofrey, ser coroado Rei!
                Na muralha, Jon Snow enfrenta aberrações, mortos vivos, caminhantes brancos que andam durante a noite, e aparentemente só morrem queimados. No mar estreito, Dany sofre outra perda, depois do irmão, é o seu marido quem acaba morrendo.

                Em Winterfell, Robb declara guerra ao trono de ferro, se não libertarem seu pai!  O Rei Joffrey responde mandando cortar a cabeça do nosso herói Ned. Pronto, a confusão está formada nos sete reinos. Leões e Lobos se matam em batalhas, sempre vencidas pelo jovem lobo Robb, que captura Jaime Lannister, o famoso regicida (ganhou esse apelido, por ter matado o Rei Aerys II Targayren).

                Daenarys tem um sonho, em que dragões nascem, ela resolve atear fogo em si mesma, no corpo de seu marido, e de uma bruxa que a traiu, a epifania provou-se verdadeira, e a mãe de dragões, choca 3 criaturas, e jura que vai tomar o trono de ferro, com Fogo e Sangue! Palavras de sua família.


             
                A guerra continua nos sete reinos, e Robb declara independência do Reino do Norte, e proclama-se o Rei no Norte. Na TV, eles não fazem menção a família Tully, do reino dos rios, mas no livro, os Tullys juram lealdade a Robb, fazendo com que duas, das 7 grandes famílias, apoiem o jovem lobo.

                Os lannisters sofrem derrota após derrota, e ainda por cima se encontram encurralados, já que Renly Baratheon, apoiado por Tyrrels e Tarlys, se declara Rei de Ponta Tempestade. O irmão mais velho de Robert, Stannis Baratheon também se declara rei de Pedra do Dragão, apoiado por Florents.

                A primeira temporada termina em meio à guerra, o sofrimento pela perda do patriarca da família Stark abala todos os filhos, Sansa chora desiludida em cativeiro dos lannister, Arya foge com membros da patrulha da noite, Bran e Rickon em Winterfell,  Robb, que aos 16 anos, virou rei, e tem que aprender a ser homem, e Jon, na muralha, defendendo contra o desconhecido. Além de apresentar alguns postulantes ao trono de ferro, Mindinho, Joffrey, Cersei, Robb, Renly, Stannis... e você? Quem acha que vai vencer o Jogo dos Tronos?
               


                Mikail “ Sor Scott Stark” Nogueira: No próximo post, um pouco sobre as famosas 7 grandes famílias dos 7 reinos. Stark, Lannister, Baratheon, Arryn, Targaryen, Tully e Martell.                                                                                             

0 comentários:

Postar um comentário