VAMPIROS – PARTE 1

5/10/2012 03:16:00 PM | ,

         
             Oi pessoal, estava eu assistindo alguns filmes clássicos essa semana, quando percebi algo interessante (pelo menos pra mim) sobre um dos maiores vilões dos cinemas, nossos amados mortos-vivoss, sanguessugas, nosferatus,eles mesmos, os vampiros.


Primeiro de tudo, quero deixar claro que vou julgar apenas as histórias, vamos ser justos com os diretores, Mournau em 1922 quando fez Nosferatu, não tinha recursos sequer parecidos com Neil Jordan, quando 70 anos depois dirigiu Entrevista com Vampiro.
Dito isso, vamos começar justamente com o Pai de todos os filmes dos nossos amaldiçoados, Nosferatu, baseado no livro Drácula de Bram Stoker. O filme se passa em Wisborg, na Alemanha, e tem como protagonistas Hutter, um agente imobiliário, que tem a missão de vender uma casa pra um homem muito rico, o Conde Orlock, e advinhem onde ele mora? Exato, na Transilvânia. Ele consegue fechar o negócio com o excêntrico conde, daí em diante o filme se desenrola, com a vinda do vampiro à Alemanha, e Hutter e sua esposa são os únicos que podem deter o vilão, visto que ele se apaixona pela mulher do corretor! Não irei contar o final, pra não tirar a graça de quem quiser assistir.
Ok, o filme é mudo, tem uma trilha sonora sofrível, a imagem é ruim, e praticamente não há ação, então porque vale a pena sacrificar 90 minutos do seu tempo assistindo isso? Além de Greta Schröder ficar uma tchutchuquinha com aqueles vestidos no século 19, tem várias cenas clássicas, como a cena em que Nosferatu sobe as escadas de uma vítima, e você vai se divertir bastante com os erros de gravação. Nota 8



Saindo de um clássico do cinema mudo, invadimos um filme curioso, que foi aguardado e cercado de polêmicas antes de sua estreia, Entrevista com Vampiro.  O filme assusta ao colocar três rostinhos bonitos da época para fazer assassinos frios, Brad Pitt, Tom Cruise e Antônio Banderas encarnaram na telona, um dos maiores sucessos da literatura. Baseado no primeiro livro da saga “Crônicas Vampirescas” de Anne Rice,  e dirigido pelo talentosíssimo Neil Jordan. Com surpreendentes duas indicações ao Oscar, a crítica, os fãs dos livros, e a própria Anne Rice, tiveram que engolir duas performances perfeitas da dupla Lestat(Tom) e Louis(Brad).
Bem, eu li os livros, e obviamente eles deixaram muita coisa de fora, afinal de contas é uma adaptação pra cinema, mas no que toca ao andar da carruagem, as partes cortadas não atrapalham em nada, e como o Lestat do livro, é um personagem bem excêntrico e extremamente exagerado, quase teatral, os pequenos deslizes de Tom são quase imperceptíveis.



 
Anne Rice 

A história começa em São Francisco, Louis, convida um repórter e revela-se para ele como um vampiro, depois de convencê-lo da veracidade da informação, ele conta sua história. Um jovem fazendeiro de Nova Orleans, que tinha acabado de perder a esposa e o filho recém-nascido. Conheceu um homem chamado Lestat, que o transforma em Vampiro. Após isso, Louis e Lestat começam uma adorável e intrigante série de discussões pela incapacidade do personagem de Brad Pitt em matar seres humanos, se alimentando apenas de animais. Os dois resolvem sair pelo mundo em busca de semelhantes.
Apesar de algumas mudanças, como por exemplo, a morte da mulher e filho de Louis, e não seu “melhor amigo”, como no livro, a personalidade retraída, devastada e penosa dele, leva a uma comparação com o feminismo, enquanto Lestat é o contrário, sagaz, vivaz, despreocupado e insensível, características masculinas, além do fato da “adoção” da pequena Cláudia(Kirsten Dunst, vulga Mary Jane!) constroem uma relação social, que beira ao homossexualismo.
                E é nesse universo, que se desenrola uma das histórias mais belas, ricas e cheias de reviravoltas do cinema. Se você não tem problemas com a bissexualidade dos vampiros, ou com o fato da morte virar um assunto banal, esse é um ótimo filme, que provou que dois atores taxados como bonitos, quando inspirados, podem fazer história! Nota 9.

                Mikail Nogueira:No próximo post, concluirei a evolução dos nossos amaldiçoados....

0 comentários:

Postar um comentário